Projetos do "Debian Brasil" / Mantido por Brasileiros

ValessioBrito valessio at gmail.com
Sun Aug 19 21:54:52 UTC 2012

Olá PessoALL,

Dos projetos listado na página inicial http://wiki.debianbrasil.org/
gostaria de saber quais estão ativos; quem esta responsável/coord...
Sugiro fazer uma limpa na home removendo links quais não estão
ativos/em andamento.  Segue alguns links e meus comentários;  Caso a
discussão de algum projeto vire uma thread; favor alterar o assunto
especificando o projeto;

- Apresentações
Página contendo slides/apresentações com conteúdo ref. Debian; criado,
usado e compartilhado por algum membro do Debian-BR; O  título ficou
meio vago; não sei se acrescentando o termo "Acervo de apresentações"
ou "Acervo de slides" , talvez repositório;  ficaria melhor;

- BrDesktop
Como esta o projeto? esta parado? alguém pretende dar continuidade?  O
lançamento do Wheezy esta vindo ai; posso colaborar com a construção
de uma identidade;  com o Debian colocando padrão XFCE no stable;
talvez uma .iso com GNOME 3  para usuários desktop brasileiros, seja
uma coisa legal;

- Como Usar o APT
Este é um grande documento/colaboração do kov sobre o uso do APT; me
ajudou bastante e deve ter ajudado vários por aqui;  Alguém sabe qual
foi a ultima revisão? O APT mudou tanto de lá para cá?  seria legal
expandir, abordar conteúdo sobre o aptitude?!

- DebConf no Brasil
Então, ficou para depois da Copa? das Olimpíadas?!!!  Talvez
fortalecendo pequenos eventos no Brasil e acumulando experiência;
podemos retomar este projeto;

- DebianArt.org
Pronto, na verdade queria chegar principalmente aqui;  O DebianArt.org
surgiu juntamente com o  stratus (Gustavo), si0ux (André) e eu; porém
cada um de nós acumulamos tarefas e logo o projeto ficou "sozinho";
caminhando em passos lentos;  Existe uma contribuição ativa
mensalmente e uma taxa de visitas considerável; porém o sistema qual
utilizei (ccHost) é bastante limitado para evoluções; principalmente
porque ainda não sei programar.   Fica o convite a membros da lista;
especialmente coders web; quais queiram criar um ambiente
colaborativo, descontraído e revolucionário para o Debian e Derivados;
 A lista especifica é esta:

- Debian-BR Packaging Team
O link redireciona para uma página no Alioth com 18 membros;  Sugiro
que o link aponta-se para uma introdução/apresentação na propria
wiki.debianbrasil.org na qual também pode referenciar os tutoriais de
empacotamento; etc...  Por fim, esta página teria o link para o
alioth;  Alguma rejeição?!

- debian-desktop
Acho que isso já não faz parte de um projeto do Debian Brasil, já é
algo incorporado ao Debian Oficial; é claro, vale manter o histórico
em alguma página/seção do site; sobre a evolução deste projeto.

- Debian Zine
O Gustavo Jordan tentou ressuscitar a Zine do Debian Brasil; e ou até
pensar em uma zine mais ampla;  Acho que se houver alguém na área
interessado em pesquisar, planejar e colocar em prática a Zine do
Debian Brasil; seria um canal muito importante;  visto que atualmente
existe um número maior de leitores em tela (tablets, dispositivos
móveis em geral, etc..)

- Legendas
Enfim, é um projeto bastante interessante; talvez os esforços voltado
a criar um ambiente colaborativo para legendar os vídeos do acervo em
video.debian.net

- Repensando o Projeto Debian Brasil
Sim, acho que isso já passou; Muito tempo repensando;  Agora poderia
virar a parte 2;  Planejando...  Sei que parece chato e burocrático;
Mas na medida que pessoas novas vão chegando; dúvidas repetidas; ou
trabalho duplicados; vão se perpetuando;  Acho que um planejamento
pode previnir e melhorar a comunicação do todo.

Por fim, senti falta de outros links mais importante como o DDTP;

e tudo isso também era para informar que o link "Projetos" na barra de
navegação superior do site esta quebrado/sem conteúdo:
http://wiki.debianbrasil.org/Projetos

Então fica este registro e oportunidade para mapear e reavaliar o
interesse e projetos em atividades;

--
://ValessioBrito.info
@valessiobrito / +55 (71) VALESSIO