Re: Migração da wiki e domínio debianbrasil.org.br

Helio Loureiro helio at loureiro.eng.br
Thu Aug 1 16:14:19 UTC 2013

Oiz,

Estou com uma gripe forte, então ontem eu vi o tópico (pelo tablet), mas
deixei pra participar somente hoje.

Desde que mudou pros EUA, o Faw deve ter começado a ver mais novela
mexicana, então tá fazendo de qualquer coisa um baita drama.

Já conversamos a tempos sobre essa mudança e ninguém, exceto ele, foi
contrário.

Existem alguns argumentos válidos, mas acho que estão misturados entre
trabalhos de debian-br, que diz mais respeito aos DDs e colaboradores
diretos, como as páginas de tradução, e coisa que são mais relacionadas à
comunidades, que são pessoas.  Humanos, demasiado humanos.  Esses, como foi
dito antes, não seriam movidos pois fazem parte do Debian, não de uma
comunidade de usuários (claro que essa pode contribuir na outra).

Estamos migrando pro Noosfero pra justamente diminuir o uso de
fragmentação, mas não só de páginas web, sites e blogs.  E-mail também.  As
listas, como as vemos agora, são coisa do passado.  Tanto é que o tráfego é
muito menor que nos anos 90 e década de 2000.  É um fato.  A explosão de
redes sociais e seu uso se deve principalmente pela centralização (muitas
pessoas juntas) e pela facilidade de uso.  Com isso, o Noosfero é o lugar
adequado para começarmos a "experimentar".

Com o tempo, veremos se essa mudança trouxe uma melhora nas divulgações e
participações, mas isso, só o tempo dirá.

Pra isso precisamos de algumas métricas.  E tanto o wiki quanto o planeta
não fornecem isso.  Então é difícil saber se eles realmente estão dando o
retorno esperado de contribuições ou viraram fantasmas da web.  Não sei se
é possível ter o mesmo pelo Noosfero, mas é mais fácil ver atualizações na
interface dele que no wiki.

Outro fator importante é a manutenção: todos estamos com trauma da CIPSGA.
Então se existe um serviço que todos dependemos mas apenas alguns podem dar
manutenção, não tendo confiabilidade, é melhor migrarmos pra algo com
suporte adequado.  E estamos testando a ASL, que parece atender bem esse
anseio.  Isso é apenas mitigação de riscos, que todos nós já devemos fazer
no nosso dia-a-dia do trabalho.

Sobre os registros de domínio, acho que é legal ter uma certa
"normalização" de endereços.  www indo pra um lugar, wiki indo pra outro e
assim por diante.  Mas isso nunca foi discutido antes.  Existem alguma
página do wiki, ou qualquer outro lugar que seja, dizendo como fazer com
registro de domínio debian*?  Pra onde apontar se quiser participar?  Como
é algo novo, acho que vale a pena conversarmos e decidirmos o que fazer,
sem drama mexicano.

Agora somente um parêntesis: debian é marca registrada.  Debianbrasil não
é.  Qualquer um pode registrar um nome de domínio com *debian*, como
debianbrasil.org.br, euamodebian.com.br, soudebian.org.br,
debianprofessionals.com.br sem problemas.  Numa eventual disputa, como o
detentor do nome Debian já tem o referido domínio, basta comprova que vc
tem ligação com Debian (a lista já é suficiente) e com isso mostrar que não
existiu má fé do registro (com fins lucrativos).  A disputa custa entre R$
5k e R$ 10k - custos advocatícios - e com certeza seria uma causa perdida.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro