Debian para Universidades

Antonio Terceiro terceiro at debian.org
Wed Nov 20 18:17:27 UTC 2013

On Tue, Nov 19, 2013 at 09:56:40PM -0200, thiago.zoroastro wrote:
> Soube que o pessoal da UFV (Universidade Federal de Viçosa - MG) escolheu o
> Debian para a distribuição oficial no lugar do Windows, porque pensam em se
> adequar a estas questões e algumas preocupações com a detecção dos sistemas
> piratas (fora-da-lei). Não sei como anda os parâmetros de hardware padrão na
> UFV.
>
> Por conta disso e de outras, como o técnico de informática de minha
> Universidade (UFSJ) dizer sobre a 'complicação em configurar vários
> computadores' e a necessidade de softwares funcionais, talvez fosse a hora de o
> [...]

O mundo não funciona assim ... "o Debian" não é uma empresa ou ONG que
vai "resolver" de repente fazer algo pra resolver um problema específico
de alguém, e eu acho que o mesmo vale pra qualquer outro projeto de
software livre.

Pra algo assim acontecer na prática, tem que ser o contrário: alguém que
quer que isso aconteça (porque faz parte do seu trabalho, porque quer
ganhar dinheiro com isso, ou porque quer criar um mundo melhor -- tanto
faz) vai fazer o trabalho e contribuir com o Debian pra que os patches
necessários pra isso acontecer sejam integrados.

Em resumo, ninguém está de bobeira esperando pra resolver problemas dos
outros ... quando alguém escolhe uma ferramenta (um SO nesse caso), esse
alguém -- e não quem faz a ferramenta -- é o responsável por fazer a
ferramenta resolver seu problema, e não o contrário. Quando esse alguém
contribui os patches de volta para a ferramenta e passa a fazer parte da
comunidade, aí a ferramenta vai melhorar ao ponto de resolver o
problema. É assim que um software livre evolui.

--
Antonio Terceiro <terceiro at debian.org>